Lojas REDE utiliza os cookies para customizar anúncios e garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.
Postado em 25 de setembro de 2024 em Autocuidado por Lojas Rede
Diante do aquecimento global e de tantos problemas relacionados ao clima, muitas pessoas estão revendo os seus hábitos de consumo. Algumas, por exemplo, vêm investindo nas compras conscientes; enquanto outras, procurando reduzir a produção de resíduos. Mas, entre a maioria desses consumidores, há algo em comum: vários estão apostando no uso de cosméticos veganos.
Fato este, que pode ser notado em um levantamento, que prevê um faturamento do setor de 20,8 bilhões de dólares até 2021. Febre da vez, esses itens são conhecidos por ajudar a minimizar o impacto ambiental e a exploração animal. Fora isso, eles diminuem o risco de vários problemas de saúde, causados pelo alto índice de toxinas presentes nos produtos tradicionais.
Inclusive, também temos ótimas notícias para te dar. A principal delas é que existem inúmeros cosméticos veganos no mercado, indo desde maquiagens até composições para hidratar as madeixas ou combater o envelhecimento precoce. Para te deixar por dentro, vamos apresentá-los neste post e, de quebra, daremos dicas que facilitarão as suas comprinhas. Não perca!
Antes de tudo, vamos direto ao ponto: cosméticos veganos são todos aqueles produtos de beleza que não utilizam nenhum componente de origem animal durante o seu processo de fabricação. Entre os mais comuns, destacamos a cera de abelha, o mel e o colágeno.
Aliás, existem várias dúvidas que podem rodear esse assunto. Normalmente, as pessoas confundem esse tipo de produto com aqueles considerados “cruelty-free” que, traduzindo do inglês, diz respeito aos itens que não são testados em animais.
Porém, mesmo estando em diferentes categorias, nada impede que um cosmético vegano também seja livre de crueldade animal e vice-versa.
Ainda é importante destacar que os itens veganos, ao lado dos orgânicos e naturais, fazem parte dos produtos considerados “verdes”. Ou seja, são fórmulas desenvolvidas com base nos princípios ecológicos da indústria.
Durante a procura por um cosmético vegano, o primeiro cuidado que o consumidor deve ter diz respeito aos ingredientes utilizados nas fórmulas. Abaixo, mostramos algumas opções que vão além da cera de abelha, do mel e do colágeno. Veja:
Mas não acaba por aí! Para ser considerada, de fato, vegana, é necessário que a matéria-prima não apresente histórico de exploração animal em nenhuma etapa durante o seu processo de produção.
Como exemplo, destacamos o óleo de coco. É importante que a fruta não tenha sido transportada por animais ainda na zona rural, mas sim, por trabalhadores devidamente remunerados.
É fácil entender as razões que fazem com que os cosméticos veganos ganhem destaque entre os consumidores. Assim que começar a usar esses itens, você não apenas contribuirá para o bem do planeta — e dos animais —, como também, promoverá maravilhas para a sua própria saúde.
Em paralelo, existem alguns pontos negativos, mas que podem ser facilmente contornados. Espia só!
Os cosméticos veganos certificados são ótimos para realizar uma hidratação intensa e prolongada na pele. Tais itens são compostos por manteigas especiais, que auxiliam no fortalecimento da derme, melhorando a sua elasticidade e garantindo uma ampla proteção natural.
Ao utilizar produtos veganos, será possível promover uma limpeza poderosa na cútis, mas sem prejudicá-la. Muitas fórmulas contam com tensoativos que, na prática, trabalham como ativos purificantes, higienizando a derme com delicadeza e sem deixá-la com aquele visual “esticado demais”.
Os cosméticos veganos contam com componentes que apresentam menores chances de agredir o corpo. Raramente, os seus consumidores sofrem reações alérgicas ou irritações dermatológicas, como dermatites, ressecamento, erupções ou descamações. Tudo isso, graças à absorção realizada pela pele, que acontece de modo natural e com menos rejeições.
Como nem tudo são flores, existem, sim, algumas desvantagens ao falarmos sobre os cosméticos veganos. A principal diz respeito aos hábitos de fabricação de determinadas marcas.
Em certas situações, empresas renomadas podem lançar apenas uma linha considerada vegana. Por outro lado, essas mesmas organizações continuam trabalhando no desenvolvimento de outros produtos, criados a partir de uma cadeia produtiva baseada nas práticas tradicionais.
Sem dúvida, esse cenário acaba confundindo o público — que acredita estar consumindo marcas 100% certificadas e que, na verdade, não são.
Infelizmente, no Brasil não há uma lei responsável por regulamentar os cosméticos veganos. De todo modo, a melhor saída para garantir a compra certa é pesquisar ao máximo e somente “fechar negócio” com empresas que sejam reconhecidas por esse cuidado.
Como isso pode ser feito? É super simples — lendo os rótulos! Na maioria dos itens, é possível identificar se há ativos de origem animal. Ou então, você pode procurar pelos selos de certificação presentes nas embalagens. Entre eles, destacamos os seguintes:
O processo de certificação funciona a partir de uma análise minuciosa, em que alguns órgãos, como a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) analisam vários critérios, tais quais:
A parte boa? A cada dia, os cosméticos veganos estão mais acessíveis e ganhando popularidade no mercado de beleza. Detalhe este, que torna a sua compra muito mais simples, uma vez que você não terá dificuldade em encontrar esses itens nas suas perfumarias preferidas.
No site das Lojas Rede, por exemplo, é possível encontrar maquiagens, esmaltes, cremes de hidratação capilar, shampoos, condicionadores e muitos outros. Aproveite a leitura para acessar a nossa loja virtual e dar o start em uma vida mais saudável e de bem com o mundo!
Compartilhar a matéria