Frete Grátis
Lojas REDE utiliza os cookies para customizar anúncios e garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.
Postado em 25 de setembro de 2024 em Autocuidado, Skincare por Lojas Rede
Você sabia que a oleosidade na pele é uma característica muito comum entre a população? De acordo com os especialistas, 80% dos brasileiros possuem a cútis mista ou oleosa — e, muitas vezes, essa característica é responsável por gerar uma série de incômodos.
Em várias situações, o excesso de óleo na pele é difícil de ser controlado. E aí, é necessário investir em alguns cuidados básicos para impedir que o cenário acabe gerando problemas maiores. Quando não tratada corretamente, a oleosidade ainda pode estimular o surgimento dos cravos e das temidas espinhas, prejudicando todo o visual e a autoestima da pessoa.
Mas, é claro que você não precisa passar por algo assim, né? Para te ajudar, vamos explicar todos os truques para que o seu rosto permaneça sequinho e impecável. É só acompanhar a leitura!
Hoje em dia, muitas pessoas falam sobre a oleosidade na pele. Há, inclusive, inúmeros produtos e truques de skincare exclusivos para quem sofre com o problema.
Mas, será que você sabe o que é, de fato, um rosto oleoso? De modo geral, todas as cútis com essa característica apresentam grande produção de sebo, originário das glândulas sebáceas. Tal condição é muito comum durante a adolescência, que é quando ocorrem diversas alterações hormonais no corpo dos jovens.
Ainda assim, é sempre bom ressaltar que existem outras fases da vida em que a oleosidade pode aparecer. Isso acontece, por exemplo, entre algumas gestantes ou em mulheres que estão vivendo a menopausa.
Quando falamos sobre a oleosidade na pele, é comum que muitas pessoas assimilem essa condição ao brilho excessivo presente no rosto. Entretanto, existem outras características marcantes que devem ser consideradas. As principais são:
A oleosidade na pele é uma característica dermatológica e que pode ser ocasionada por uma série de fatores — tanto internos, quanto externos. Muitas vezes, uma simples mudança de hábito já pode solucionar o quadro.
Para ilustrar, destacamos os momentos em que a pessoa lava muitas vezes o rosto por dia, estimulando a produção de óleo. Nesses casos, o ideal é evitar a higienização excessiva e só realizá-la pela manhã e antes de dormir. Fora isso, existem outras situações que tendem a desencadear o excesso de oleosidade. A seguir, mostramos as principais:
O lado bom é que existem truques certeiros que podem ser utilizados em sua rotina para minimizar os efeitos da oleosidade na pele. Já adiantamos que são práticas simples, acessíveis e que vão melhorar não somente a sua face, como também, todo o desempenho do organismo. Anote!
Mesmo adotando hábitos ideais para combater a oleosidade, é sempre interessante investir em produtos para pele oleosa.
No mercado dos cosméticos, é super fácil encontrar diferentes versões — como sabonetes, géis de limpeza, tônicos e até protetores solares com toque seco.
Logo pela manhã, é necessário lavar bem o rosto utilizando um bom gel ou sabonete para pele oleosa. Essa etapa ajudará a acabar com todos os resíduos acumulados na região durante a noite, promovendo uma incrível sensação de leveza e suavidade.
Em seguida, vale apostar no tônico facial. Ideal para complementar o processo de limpeza, esse produto consegue regular o pH e preparar a área para a aplicação de outros componentes.
Assim, o hidratante e o protetor solar, que virão em seguida, conseguiram ser absorvidos de um modo mais eficiente, permitindo que você aproveite ao máximo as suas vantagens.
Aliás, uma boa sugestão é investir em fórmulas específicas para o controle da oleosidade. Há ainda, algumas versões que apresentam agentes anti-idade e hidratantes. Escolha os produtos certos para o seu perfil de pele!
Algumas pessoas ainda acreditam, de modo equivocado, que quem tem a pele oleosa não deve utilizar hidratante facial. Nada disso! Esse tipo de cútis também pode — e deve — ser diariamente hidratada.
Dependendo do caso, o excesso de oleosidade costuma ocorrer justamente pela falta de hidratação, como uma defesa natural do organismo.
Na hora de escolher o seu hidratante, é preciso analisar a fórmula. O ideal é investir em produtos não comedogênicos, oil-free e que apresentem um efeito matificante. Se puder, dê prioridade a itens com textura leve e não gordurosa. Os séruns cumprem bem essa função.
Seja qual for o seu tipo de pele, uma coisa é certa — o protetor solar é imprescindível. Do inverno ao verão, o produto serve para manter a saúde da cútis intacta, protegendo o local contra os danos causados pelos raios UVB e UVA.
A dica para quem sofre com oleosidade é investir nas opções com, no mínimo, 30 FPS, toque seco e textura leve. Assim, você reduzirá as chances de ficar com os poros entupidos. Sem erro!
Viu só? Com essas dicas especiais, você já pode começar a dizer adeus à oleosidade na pele. Daqui para frente, aproveite um rosto mais sequinho e com visual impecável!
E, se você gostou do post e quer continuar por dentro de mais dicas e conteúdos exclusivos sobre o universo da beleza, aproveite para seguir a gente no Facebook e Instagram. Vamos amar te encontrar por lá!
Compartilhar a matéria